quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Curitiba - Check! Projeto Brasil 2015 #vemcomigo

Motter Home Hostel
Como boa carioca, começo meu post assim: "Cara, foi incrível a viagem e to pensando seriamente em alterar meu roteiro e repetir este lugar na semana santa!" Sqn? Só que simmm! Estou pensando MESMO!

Sobre Curitiba... Em primeiro lugar, enquanto no Rio a sensação térmica era de 50 graus, lá estava 20! Pois é... Já começa por aí! E sabe essa sujeirada das ruas (algumas aqui no Rio dão vontade de vomitar)? Não existe lá! IN-CRÍ-VEL. Cidade mais limpa do Brasil!

(Pausa para ler meu post escutando minha trilha sonora de Curitiba - escutem para entrar no meu clima - Corinne, Metronomy: https://www.youtube.com/watch?v=-jix8bSotZ4 ou, se prefirirem a versão acústica, lá vai: https://www.youtube.com/watch?v=k_AfHabI9e4)


Além da limpeza, eita povo bonito hein? Homens e mulheres lindos! Mesmo!

Dessa vez, eu viajei com a Marcelle, minha amiga que me ajudou a montar um esboço do meu Projeto Brasil 2015. =)

O hostel que escolhi na internet (assim como todas as pousadas e campings que já fui na vida e foram maravilhosos, porque gente do bem atrai gente do bem) era lindo demais: Motter Home. Decoração de muito bom gosto. Parece uma casinha de mãe fashion! Mas além do hostel ser fofo, tem pessoas maravilhosas hospedadas e funcionários apaixonantes como o meu querido e poderoso Gio Filippe! Sério, desejo que todo mundo tenha um dia a felicidade de se hospedar em um hostel e conhecer um Gio para ser recebido como ele nos recebeu. Lógico que na sexta mesmo já filosofamos a vida...

Assim como no post de Morro de São Paulo, não vou contar o dia a dia tipo “meu querido diário”, então citarei qual é o melhor roteiro para quem, assim como eu, só tem 2 dias para passar.

1- Fique hospedado no Motter Hostel. Sorry, mas sou honesta. Amei tudo! Quartos arrumados, decorados nos mínimos detalhes, banho quentinho, caixinha pra você deixar recado pra outro hóspede que estiver interessado (não usei não, mas AMEI essa ideia), espaço para você compartilhar seus desejos e pensamentos no papel, violão com palheta para os músicos, sinuca, aluguel de bike e muito mais.

2- Conheça o Gio porque, além de ser uma pessoa ótima, ele sabe das boas da night ou "baladas" como eles dizem.

3- Desligue-se da sua cidade e esteja aberto a conhecer todos os defeitos e todas as qualidades do local onde você esta visitando... Em outras palavras, evite comparações e estereótipos.

4- Compre o combo de 5 viagens do ônibus verde de turismo. Ele para nos principais locais da cidade e você consegue em um dia conhecer tudo! Se quiser aproveitar só as 4 paradas, sugiro: Jardim Botânico, Barigui, Bosque do Alemão, Praça Tiradentes e Torre Aérea.

5- Jardim Botânico (com Palácio de Cristal): tire muitas fotos porque o palácio é lindo e o jardim também. Ou seja, minhas fotos lá ficaram lindas, dignas de capa de Facebook. RÁ!

6 - Museu do Papa, hoje São João Paulo II, onde fica a segunda maior colônia polonesa do mundo! É um lugar bonito e, para quem é religioso, vale rezar e conversar com Deus na capela do papa, APENAS. Sim, para quem não é católico e tem pouco tempo, passe para a próxima parada!

7- Bosque do Alemão. Neste parque, tem uma reprodução da trilha de João e Maria com direto à bruxa para a criançada! É bem bacana o passeio, masssssss.... o melhor de tudo neste parque são as tortas alemãs... Aqueles doces que são menos doces do que os brasileiros, cujos quais você come sem perceber que está engordando... Aliás, eu certamente engordei dois quilos em um fim de semana... Ainda bem que já sou magrela...

8- À noite, se você for beeeem alternativo, vá ao Empório (Rock), ou vá para a Rua Trajano (onde você encontrará outra galera punk), mas se você for uma patricinha torta como eu (daquelas que não são tão patricinhas, mas também não são alternativas), vá para a rua Batel. Melhor, mais garantido e gente muito bonita sempre hahahaha!

9- O pessoal de Curitiba é mais calado, então não se assuste e nem fique pensando que eles são frios. Não é isso, eles são apenas mais reservados. Entretanto, se você for daqueles (como eu) que conversam com o mundo, vale a pena tentar, porque pode dar muito certo! Nesse meu jeito de conversar com o mundo, conheci pessoas lindas! Beatriz, dona do cachorrinho mais lindo que já vi, foi uma fofa com a gente (comigo e com a Marcelle). Batemos um papo no Museu do Papa e descobrimos que ela e sua mãe (uma senhorinha estilosíssima e simpática) também eram cariocas, apesar de ambas morarem em Curitiba. Trocamos whatsapp e senti-me muito querida com o cuidado da Beatriz conosco. O mesmo aconteceu com o casal Rubens e Maria Luiza que conhecemos na fila da Torre aérea. Estava chovendo bastante e eu e Marcelle estávamos sem guarda-chuva. A tia da Maria Luiza nos ofereceu um espaço no guarda-chuva dela e pronto! Viramos amigos. Casal nota 10, obrigada pelas dicas e pela riqueza na conversa que tivemos. Já no domingo à noite, fiquei no hostel mesmo ouvindo Metronomy com o Gio, o Pedro e duas queridas: Cecília e Ju! Cecília é musicista como eu (ameeeei, ela tem um hostel com oficinas de música em Buenos Aires) e Ju é jornalista como eu (e tomara que faça MBA comigo aqui no Rio). Espero muito revê-las! O Pedro, muito gente boa também (aliás, Pedro, preciso baixar aquele app hahaha), trabalha com o Gio no Hostel e também conquistou meu coração! Figuraça!

10- A cidade é bem tranquila e silenciosa nos fins de semana. Quase não vimos carros nas ruas. Achamos estranho, mas é assim mesmo! Penso que deve ser um bom lugar para dirigir (eu amo dirigir)!

11- Acontecem oficinas (gratuitas e abertas) de música nas praças perto da Tiradentes, qualquer pessoa pode participar e contribuir.

12- O transporte público funciona muito bem. Qualquer duvida, use a boca! Isso! Pergunte: preciso pegar um ônibus para Santa Felicidade, onde pego? É bem barato: R$ 1,50 e muito eficiente. Lá existem também ônibus expresso, no esquema do BRT, mão na roda!

13- Visite o maior restaurante da América Latina: Madalosso. Fica em Santa Felicidade, que é um bairro italiano. O restaurante é um rodízio de massa, enorme, rápido, com bom atendimento, comida maravilhosa e várias opções de salões: Roma, Verona, Veneza, Firenze etc...

14- Vá na feirinha de artesanato, no centro histórico, domingo. Lá você encontrará presentes como brincos, objetos de decoração de casa, necessáries de pano, caixas de fósforo estilizadas, bolsas, sandálias, cintos etc. E ainda tem uma exposição de automóveis antigos que é show de bola. Todos muito conservados.

15- Lugares são incríveis, porém, mais do que lugares, pessoas são incríveis. Portanto, permita-se a conhecer as pessoas que vivem nos lugares onde você visita... Pessoas têm crenças, energias, experiências... PERMITA-SE!

Dedico este post às pessoas lindas que conheci durante essa viagem! =)

Nenhum comentário: